Reforma Motor CB 450 DX
Desde que comprei minha CB 450 DX (1989), foram três anos passando algumas raivas, após algumas aberturas do motor sem sucesso, decidi fazer o serviço eu mesmo com o conhecimento que tenho de motores de carro, já que o princípio é o mesmo e a coragem também porque já reformei outros motores.
PROBLEMAS:
- Vazamento de óleo no retentor do virabrequim
- Vazamento de óleo entre o cilindro e o cabeçote
- Pintura horrível
Após remover o boi da motoca (muito pesado mesmo), passei o removedor pastoso em três demãos. Não removeu tudo, mas ajudou bastante.
Resultado após muitas pinceladas e esfregadas com detergente.
Ela sem motor, já com os amortecedores e suporte traseiros novos.
Carcaça inferior já 100% limpinha para receber o virabrequim com o seu retentor novo com um pouco de cola branca.
Outra visão. Note que há uma espécie de junta de papel onde a capa do mancal é fixada.
O virabrequim bonitão! com as bielas no lugar que não foi necessário remover pois tava tudo na medida dá última vez que o motor foi aberto. Todas as folgas dentro do normal.
O suporte do virabrequim instalado e todos os parafusos apertados na sequência cruzada e torque de 3.3 kg, conforme manual de serviços da Honda.
Aliviado após ter sucesso com o ajuste do virabrequim que estava agarrando após o aperto dos parafusos. Tive que fabricar aquela junta de papel para o suporte. Fiz com uma camada de papel de uma caixa de sapatos. Deu certinho e o virabrequim passou a girar livremente.
Visão superior. Note que as engrenagens secundárias do câmbio já estão no lugar.
Para ficar tudo bonito não poderia faltar uma pintura com preto fosco vinílico né? Tá aí... Após aplicação do fundo especial para alumínio (amarelo), apliquei a tinta e as peças ficaram secando sobre o sol.
Engrenagens primárias do câmbio. Note o retentor do eixo primário novinho!
Engrenagens da bomba de óleo instaladas.
Com o zoom na foto dá para ver a cola branca nos dois retentores.
Cárter instalado com a cola branca e todos os parafusos apertados de forma cruzada e com o torque apropriado. 1.4 kg nos parafusos de 10 mm e 3.3 kg no único parafuso de 13 mm.
Embreagem instalada!
Motor virado para limpeza, isolamento dos furos do cilindro para aplicação do fundo e tinta.
Tampas laterais pintadas. Serviço de muita paciência para isolar a escrita "HONDA" com fita crepe. Usei um estilete e fui cortando as sobras até moldar tudo.
Fundo Aplicado na carcaça superior!
Pronto, tudo lindo!
Tampa direita (embreagem) instalada e parafusos torqueados. Parte muito importante, pois a embreagem trabalha sobre o óleo.
Cilindro e Cabeçote instalados sobre as juntas.
Eixo do comando instalado e corrente de comando sincronizada!
Motorzão pronto para subir novamente ao quadro da motoca!
E isso aí galera!!! Deu trabalho, mas o resultado é gratificante! Espero ter ajudado com alguma informação aos amantes de CB. Em breve posto fotos e vídeos. Estou aguardando o escape esportivo 2x1 da Roncar RS5 que comprei.
Coloquei o motor no quadro e o escape novo. Ficou show de bola!
Parabéns pelo serviço. Sou adepto do faça você mesmo.
ResponderExcluirParabéns pelo serviço. Sou adepto do faça você mesmo.
ResponderExcluirFicou excelente!
ResponderExcluirNão vazou nada nos prisoneiros
ResponderExcluirMeu mecânico fez meu motor ficou muito bom mais depois de 150 km começou a sujar entre o cabeçote e o cilindro pode me ajudar com algumas palavras
ResponderExcluirOi Sandro, lembro que tive muito cuidado na montagem, utilizando prisioneiros novos e aperto de todos os parafusos com torquímetro no torque indicado no manual. Tem macetes na montagem do cilindros com o cabeçote, pois existe um rego na face do cilindro próximo ao furo do prisioneiro que deve ser tampado.
ResponderExcluirOi Sandro, lembro que tive muito cuidado na montagem, utilizando prisioneiros novos e aperto de todos os parafusos com torquímetro no torque indicado no manual. Tem macetes na montagem do cilindros com o cabeçote, pois existe um rego na face do cilindro próximo ao furo do prisioneiro que deve ser tampado.
ResponderExcluirMeu amigo outra coisa que reparei aqui no meu motor que tem falha no magneto para frente e para traz o mecânico falou que e normau não pode ter para cima e para baixo o que VC acha
ResponderExcluirQue tipo de falha amigo. Faltando ímã? Tem que ver se não atrapalha o ponto da moto, pois senão depois vai ficar achando que é falha no carburador ou vela, etc. Essa moto é cheia de frescura.
ResponderExcluirCaro amigo, quanto você cobra para fazer esse mesmo trampo ai no meu motor?
ResponderExcluirrj amigo aqui esta dificio proficional , quanto fica para fazer o mototor da minha 450 custon e como pago
ResponderExcluirrj amigo aqui esta dificio proficional , quanto fica para fazer o mototor da minha 450 custon e como pago
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